Monografia sobre as PCH’s no Rio Iratim (Paraná)

(Iratim Urgente)

Monografia Ralph

Nesta segunda feira, 01/03/13, no Centro Politécnico da Universidade Federal do Paraná, Curitiba-PR, foi realizada apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso com o título AS PEQUENAS CENTRAIS HIDRELÉTRICAS DA BACIA DO RIO IRATIM E SEUS IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS: UMA REFLEXÃO SOBRE ELETROESTRATÉGIAS E ACUMULAÇÃO POR ESPOLIAÇÃO.

O trabalho, apresentado pelo ex-estagiário de geografia do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Proteção ao Meio Ambiente, do MPPR, Ralph de Medeiros Albuquerque,  recebeu nota 10 da banca.
O autor, recém aprovado em concurso do Ministério do Meio Ambiente, iniciou mestrado em Geografia na UnB, onde continuará a trabalhar com a questão das PCHs.
Albuquerque fez uma profunda e crítica análise sobre as estratégias do setor elétrico, tomando como caso concreto projetos de implantação de PCHs no rio Iratim (afluente da margem esquerda do rio Iguaçu, no sul do Estado) e ações do Ministério Público Estadual contra os empreendimentos.
O trabalho, sob a orientação do prof. Dr Jorge Montenegro, do Departamento de Geografia da UFPR, caracteriza-se como fruto concreto da necessária parceria entre a comunidade acadêmica e entidade de defesa de direitos (no caso, o Ministério Público Estadual), em benefício de comunidades e ambientes ameaçados por projetos hidrelétricos.
O objetivo é a breve publicação do texto, na forma de livro, assim que realizadas as adequações apontadas pela banca.
O Iratim, em cujas cabeceiras encontra-se o Parque Eólico de Palmas-PR e cuja foz se dá no reservatório da UHE de Salto Segredo, é palco da disputa entre os interesses privados de empreendedores e o interesse público primário na manutenção de um rio isento de barramentos, suas paisagens e ambientes associados e formas de vida tradicional da população da bacia.
O desenvolvimento de pesquisas de caráter científico em bacias hidrográficas ameaçadas por barragens permite defesa mais efetiva dos atributos naturais e culturais das mesmas.
O teor dos trabalhos estará, em breve, disponível na página do Pró Ivaí Piquiri no Facebook. Confira.
Viva os rios!
Anúncios
Etiquetado

Um pensamento sobre “Monografia sobre as PCH’s no Rio Iratim (Paraná)

  1. Coxa Doido disse:

    Certeza q quem escreveu isso foi o próprio Ralf…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: