Carta aberta da AGB – Curitiba, gestão Sobre Cores, Calendários e Geografias a tod@s seus/suas associad@s

(Divulgamos a situação em que se encontra a AGB-Curitiba, para conhecimento da comunidade geográfica e simpatizantes)

Curitiba, 20 de setembro de 2012.

Como é de conhecimento geral, nos dias 27 e 28 de junho de 2012 ocorreram as eleições para a nova diretoria da seção local Curitiba da Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB), aonde foi eleita para a gestão 2012-2014 a chapaSobre Cores, Calendários e Geografias, sendo o diretor presidente Gustavo Felipe Olesko e o diretor vice presidente Otávio Gomes Rocha; Angelo Menegatti o 1° tesoureiro e Luis Felipe Castro Henning o 2º tesoureiro; Michelle Correa da Silva a 1ª secretária e Mara Oliveira a 2ª secretária;  e o coordenador de publicações Jorge Montenegro.

Queremos uma AGB-Curitiba participativa e que debata o que nos interessa como geógrafos e como professores de geografia. Uma AGB que retome a organização de atividades, a publicação de reflexões sobre os temas que nos preocupam e a articulação com outras AGB’s do país e com movimentos sociais através dos grupos de trabalho.

Contudo, diversos problemas se deram no processo das eleições, problemas que nem relataremos neste momento, para não tirar o foco daquilo que queremos tornar público: os obstáculos que ainda estão presentes no dia-a-dia da gestão atual.

Os problemas, infelizmente, são diversos, logo, vamos por partes:

1)    O principal é que passados quase três meses das eleições, ainda não somos, de forma efetiva e legalmente, gestão. A gestão anterior (diretor presidente Paulo César Medeiros e diretora vice-presidente Janaína de Fátima Chudzik) repassou de forma incompleta os documentos necessários para a efetiva atuação da gestão. Isso implica que ainda não temos o controle efetivo da AGB – Curitiba.

2)    Associado a essa situação, resulta que não temos controle da conta corrente. Ou seja, três meses depois, não sabemos quanto se tem em caixa, não nos foi repassada a prestação de contas e não temos acesso à conta de modo algum.

3)    Como estamos nessa situação indefinida desde o ponto de vista da burocracia, nossa situação no CREA também se complicou. Em virtude de um convênio assinado com o CREA, para poder receber recursos referentes às Anotações de Responsabilidade Técnica da área de Geografia (o que resulta em uma quantia reduzida por ano), a obrigação da AGB é de prestar contas desse recurso mensalmente desde início de 2012. No entanto, a gestão anterior não prestou contas ao CREA e, por essa situação indefinida, como nova gestão, também não conseguimos fazer essa prestação.

Apesar da gestão atual ter solicitado em múltiplas ocasiões à diretoria da última gestão a transferência da documentação necessária para que a AGB – Seção Curitiba possa exercer suas funções, infelizmente, não conseguimos sua colaboração para resolver esses entraves. Foram muitos telefonemas e e-mails não respondidos, muitas solicitações não atendidas ou sempre adiadas. A questão é que até agora não conseguimos descobrir qual a real situação legal e financeira da instituição local. É tudo uma inquietante surpresa.

Essa é a situação atual. Pensamos que é de suma importância que todos conheçam os problemas que enfrenta nossa gestão. Essa falta de poder de decisão que nos foi imposta, responde à indefinição burocrática que a anterior gestão não colabora em resolver.

Contudo, esta carta não é só um grito de impotência, tem a intenção de ser um instrumento de comunicação com os associados e uma chamada de atenção para todos, no intuito de destravar a situação e colocar a AGB-Curitiba para caminhar, e assim percorrer juntos outras cores, calendários e geografias.

Atenciosamente,

AGB – Curitiba, Gestão Sobre Cores, Calendários e Geografias

Anúncios
Etiquetado ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: